quinta-feira, 14 de março de 2013

4ª Bolsa Pronta: Bolsa Arredondada

Mais uma vez minhas alunas demonstraram total empenho nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

Além de fazer o modelo proposto, uma delas se interessou em fazer um bolso embutido na parte interna da bolsa. Após explicação, a aluna trouxe o bolso pronto na aula seguinte.

Pena que essa foto não mostra a beleza de cada bolsa, mas futuramente mostrarei novas fotos.

4ª Bolsa Modelo: Bolsa Arredondada


Uma técnica nova é introduzida a cada aula, incorporando o aprendizado anterior.

Nessa aula minhas alunas aplicaram a técnica de copiar e transferir os moldes (7 peças), otimizando o aproveitamento total do tecido na hora do corte. Além disso, aprenderam o significado e colocação da "vista", a fazer pence, costura circular, colocação de ilhós, colchete, cordão, ponteira e debrum.

3ª Bolsa Pronta: Bolsa de Bicos

Nossa! Que espetáculo! As alunas estão se superando a cada aula.

Até as que se dizem inexperientes na arte da costura, são perseverantes, caprichosas e apresentam um trabalho final excelente.


Algumas alunas já ficaram sem suas primeiras bolsas que foram vendidas. Sem contar as encomendas que começaram a aparecer.

"Olha a geração de renda aí gente!!!"



Além do modelo padrão proposto em aula, uma aluna reduziu o molde em proporções mínimas e fez um porta níquel charmosissimo.

Parabéns meninas!


3ª Bolsa Modelo: Bolsa de Bicos


Mais um desafio: Nessa aula as alunas aprenderam a copiar os moldes, transferir os moldes para o tecido, aplicar botão imantado, aplicar fecho externo, colocar bolso interno com pregas e, finalmente, montar o esquema da bolsa que dá o design diferenciado com a formação de vários "bicos".

2ª Bolsa Pronta: Bolsa com Bolsão Frontal




Cada aluna escolheu como gostaria de enfeitar e preparou seu bolso em casa. No retorno à aula elas trouxeram técnicas diversas, uma mais linda do que a outra, como patch apliquê, aplicação de pontos termocolantes, painel infantil, fundation, etc. 

Essas meninas são muito aplicadas.

2ª Bolsa Modelo: Bolsa com Bolsão Frontal

Bolsa com Bolsão Frontal: As alunas revisaram e fizeram algumas técnicas aprendidas na primeira bolsa, além de aprender a colocar forro, fecho com botão, bolso chapado, combinação de cores e fazer enfeite no bolso frontal.

sexta-feira, 1 de março de 2013

1ª bolsa pronta - Ecobag

As alunas fizeram ecobags lindas. 
Todas conseguiram concluir o projeto com perfeição.

1ª bolsa modelo: Ecobag


Ecobag: As alunas aprenderam a cortar e estabilizar o tecido, fazer matelassê, colocar viés, costura embutida, caixinha de leite, colocação de alças, cós e arremate da borda.